Infraestrutura

INFRAESTRUTURA 

O Laboratório de Protozoologia da UFSC está localizado no Setor F, Bloco G, oitavo andar, sala G809. Neste novo espaço ocupado em Março de 2022, o laboratório possui uma área total de 370 m2, sendo 287 m2 de área de laboratório e salas de professores e 82 m2 destinadas ao biotério/infectório, o qual é devidamente registrado no CONCEA. Todo o espaço físico é climatizado e possui geração emergencial de energia, sendo que as salas de cultura e o biotério/infectório são dotados de sistemas de climatização independente, com pressão positive e filtros HEPA. Toda a área á abrangida por rede lógica cabeada e wireless gigabit.

O atual parque de equipamentos é dotado de: fotodocumentador digital, freezers -86C, botijões de nitrogênio líquido, centrífugas de mesa refrigeradas,  centrífugas de mesa não refrigeradas, banhos-maria, banhos-secos, cubas e fontes de eletroforese para géis de poliacrilamida com módulos de blotting (semi-seco e úmido) e para géis de agarose, autoclaves, fornos de secagem de material, fornos de microondas, eletroporadores, pHmetros, refrigeradores, freezers -20°C, agitadores magnéticos,  agitadores múltiplos (roller, Kline, inversão), agitadores tipo vórtex, balanças analíticas e semi-analíticas,  estufas bacteriológicas,  cabines de segurança biológica classe A2, estufas de CO2, microscópio de fluorescência e microscópio invertido de fluorescência com equipamento fotográfico digital, microscópios ópticos, microscópio invertido, esteromicroscópio, micropipetadores manuais e automáticos, bombas de vácuo, espectrofotômetros, forno de hibridação, termocicladores e equipamento de eletroforese de duas dimensões (2D). O Biotério/infectório é dividido em duas áreas (criação e experimentação) e dotado de cinco estantes ventiladas para 56 microisoladores cada, estação de troca, estação de anestesia, cabine de segurança biológica classe A2, balanças, estufas de secagem.

O laboratório conta ainda com os equipamentos alocados no Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia (LAMEB) do CCB, onde encontram-se os equipamentos de grande porte ou de alta complexidade adquiridos, em especial, com recursos CT-Infra ou Pró-Equipamentos da CAPES. O uso destes equipamentos é regido por normas próprias do LAMEB, o qual trabalha com o conceito de usuário credenciado.O fornecimento de água destilada e de água ultrapura ao laboratório é realizado pelo LAMEB.