Linhas de pesquisa

Linhas de Pesquisa

Biologia celular e molecular de protozoários patogênicos

O laboratório desenvolve pesquisa envolvendo diferentes aspectos da biologia celular in vivo in vitro e biologia molecular de protozoários patogênicos utilizando como principais modelos o Trypanosoma cruzi, o Trypanosoma rangeli, diferentes espécies do gênero Leishmania e o Toxoplasma gondii. Dentre os aspectos de interesse podemos citar os estudos de interação do parasito-hospedeiro e parasito-vetores, estudos de genômica funcional e comparativa, estudos de variabilidade genética intra- e inter-específica, estudo da estrutura genômica e da função gênicaestudos sobre a diferenciação celular, estudo da regulação da expressão gênica, estudos sobre os sistemas de defesa antioxidante e o diagnóstico e caracterização molecular de leishmanioses (cutânea e visceral), doença de Chagas e toxoplasmose.

Projetos de pesquisa correntes:

  • Estudo comparativo dos sistemas antioxidantes de tripanosomatídeos patogênicos.
  • Projeto genoma do Trypanosoma rangeli.
  • Interações do Trypanosoma rangeli com seus vetores e hospedeiros: aspectos biológicos e moleculares.
  • Análise funcional de genes associados ao transporte de compostos antimoniais em macrófagos humanos infectados com Leishmania braziliensis.
  • Toxoplasmose humana: influência da variabilidade genética do Toxoplasma gondii na transmissão e gravidade da doença.

No campo da genômica, proteômica e bioinformática, o Laboratório de Protozoologia participa do Projeto Genoma – Rede Nacional de sequenciamento de DNA , sendo um dos laboratórios de sequenciamento da rede implantada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia / CNPq, atualmente desenvolvendo o Projeto genoma do Trypanosoma rangeli e de diferentes projetos genoma de parasitos da Ordem Kinetoplastida.

Atualmente, com o apoio da CAPES, o laboratório coordena o projeto “Interações do Trypanosoma rangeli com seus vetores e hospedeiros: aspectos biológicos e moleculares”, o qual visa a formação de parasitologistas e o estudo detalhado do ciclo vital do Trypanosoma rangeli em seus hospedeiros utilizando ferramentas celulares e moleculares.

Atividade anti-parasitária de compostos sintéticos e produtos naturais

Uma outra linha de pesquisa do laboratório consiste na busca de novas moléculas com atividade tripanocida e leishmanicida in vitro e in vivo a partir de produtos naturais e compostos sintéticos e na identificação de inibidores da enzima tripanotiona redutase.

Projetos de pesquisa correntes:

  • Atividade tripanocida e leishmanicida de compostos naturais obtidos de plantas da Mata Atlântica.
  • Identificação de inibidores da enzima tripanotiona redutase.
  • Projeto Sisbiota Mar: REDE NACIONAL DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE MARINHA

Links para os principais projetos de pesquisa: